Professoras e diretora do CEI Borboleta Azul realizaram, nesta quarta-feira (16), uma exposição de trabalhos artesanais e uma sessão de contação de histórias para alunos da rede municipal. Os trabalhos foram realizados na sede da Fundação Municipal de Educação como parte do projeto institucional "Contando e Encantando Borboletinhas".
O objetivo do projeto é incentivar a contação de histórias e divulgar o universo das cantigas infantis no ambiente escolar.
Para os educadores, o ato de contar história é capaz não só de nutrir a imaginação, fomentar a curiosidade e fazer ponte entre os diferentes universos culturais, mas também de levar os ouvintes a encontrar idéias para solucionar problemas e vivenciar emoções, muitas vezes sufocadas. “A contação de histórias propicia a formação de leitores e aguça a criatividade e criticidade dos que vivenciam tal momento, auxiliando no desenvolvimento psíquico e afetivo da criança”, defende a diretora do CEI Borboleta Azul, Júlia Maria Damazio Rodrigues.
O projeto prevê ainda visitas à biblioteca pública municipal e biblioteca da Unisul, exposição de materiais produzidos pelos alunos, professores e pais; leilão de bolsas de histórias confeccionadas pelas professoras, entre outras ações. “A importância da literatura no desenvolvimento da personalidade infantil se faz umas das missões e legado que nós do CEI Borboleta Azul fazemos questão de abarcar como âncora do processo educativo," resume a diretora.