PROJETO: POETIZANDO BORBOLETINHAS
CEI BORBOLETA AZUL/ 2012
CEI BORBOLETA AZUL/ 2012
O CONVITE
Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?José Paulo Paes
PROJETO INSTITUCIONAL: “POETIZANDO BORBOLETINHAS”
Objetivo:
Promover novas aprendizagens através de atividades e brincadeiras envolvendo a poesia, proporcionando assim o gosto e o prazer que advêm delas.
Objetivos específicos: os objetivos específicos serão elaborados por cada professor de acordo com a turma atendida e as atividades propostas.
Justificativa: A poesia é o texto escrito ou falado, que apresenta ritmos e rimas. É um tipo de texto que atrai muito as crianças, pois os criados para as mesmas apresentam um caráter lúdico que ajudam na elaboração e orientação didática da sala de aula.
Normalmente, as poesias promovem o apreço pela leitura e o interesse pelos textos escritos. A poesia mexe com o imaginário da criança, levando-a a expressar desejos, sentimentos, descobrindo que se pode brincar com as palavras. Nas classes de educação infantil é muito comum o trabalho com parlendas e trava-línguas, mas não pode ficar só nessa abordagem, é necessário ampliar o leque de possibilidades que as poesias de forma geral proporcionam. Trabalhar com a poesia na sala de aula é uma excelente oportunidade de trazer o romantismo de volta para o mundo, dando a oportunidade de a criança desvendar os gracejos que as mesmas apresentam.
Normalmente, as poesias promovem o apreço pela leitura e o interesse pelos textos escritos. A poesia mexe com o imaginário da criança, levando-a a expressar desejos, sentimentos, descobrindo que se pode brincar com as palavras. Nas classes de educação infantil é muito comum o trabalho com parlendas e trava-línguas, mas não pode ficar só nessa abordagem, é necessário ampliar o leque de possibilidades que as poesias de forma geral proporcionam. Trabalhar com a poesia na sala de aula é uma excelente oportunidade de trazer o romantismo de volta para o mundo, dando a oportunidade de a criança desvendar os gracejos que as mesmas apresentam.
Cronograma: durante os meses de março e abril
Público alvo: todas as turmas do CEI e funcionários.
Ações desenvolvidas durante o projeto
A metodologia a ser utilizada poderá ser:
· Através de pesquisas sobre o assunto, apresentação de livros e das músicas. As crianças poderão montar um caderno poético ou folhas com desenhos que representem as poesias. Pinturas de telas, confecção de cartazes individuais e coletivos, interpretações teatrais, serão recursos que o professor poderá utilizar para enriquecer o trabalho.
· Sarau literário: em algumas sextas-feiras será realizado com todas as turmas presentes um sarau de poesia com apresentação dos funcionários previamente agendados.
· Avental temático: Cada professor irá ganhar um avental para decorá-lo com uma poesia. Este avental será apresentado no sarau, nas salas e leiloado no fim do projeto.
· Painel temático: cada turma irá decorar um painel com os trabalhos dos alunos ou outro material (a critério do professor) que fica na entrada do CEI (cada semana uma turma fica responsável por ele).
· Oficinas pedagógicas: na sexta-feira após o sarau literário será realizados oficinas nas salas e outros espaços baseadas nas poesias contadas: brinquedos de sucatas, cantigas infantis, brincadeiras e artes plásticas.
· Passeio no museu
· Passeio na brinquedoteca
· Visita da Verdolina e Rosalina.
· Exposição no final do projeto dos materiais produzidos pelos alunos, professores e pais
· Caderno de poesias e cantigas: cada professor irá ganhar um caderno decorado com um cd de cantigas ( com a letra ) e algumas poesias, para que depois possa acrescentar e fazer uma coletânia de poesias.
Recursos didáticos: aparelho de som, televisão e DVD sobre o tema, internet para as pesquisas, máquina fotográfica para registrar os melhores momentos, livros infantis, lápis de cor, giz de cera, tintas diversas, revistas para recortes, papéis variados, além de sucatas e outros.
Avaliação: A avaliação do trabalho deverá ser contínua, onde a criança é observada em todas as etapas que envolvem o projeto, sua participação e envolvimento com as atividades, o interesse em levar coisas novas e materiais que ainda não foram discutidos ou apresentados, o crescimento da mesma diante das atividades, as etapas que conseguiu dominar e vencer, a criatividade, o respeito aos colegas e às regras estabelecidas pelo grupo e professora, além da aquisição de outras construções. Ao final do trabalho, o professor terá mobilizado o grupo para a importância desse tipo de portador textual, o quanto é gostoso uma leitura ritmada e com rimas, terá desenvolvido a capacidade auditiva dos alunos, além de ter acrescido contato com textos que desenvolvem competência e habilidades linguísticas específicas.
Obs: Este projeto foi baseado no texto de Jussara de Barro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe seu recadinho!