Durante os meses de junho e julho realizaremos o projeto: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS que tem a intenção de abranger todos os atores do universo escolar
PROJETO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Objetivo geral: Resgatar as brincadeiras e os brinquedos de ontem fazendo uma relação com os de hoje, promovendo uma interação de forma satisfatória mostrando a importância das regras e dos limites de cada um.
Objetivos específicos:
*Conhecer e comparar diversos tipos de brincadeiras;
*Valorizar os brinquedos, conservando-os;
*Criar brincadeiras e jogos ao ar livre;
*Desenvolver noções de regras;
Produzir arte utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção;
*Pretendemos resgatar os valores da infância através do brincar;
*Proporcionar um entendimento de competitividade e cooperação de forma sadia e prazerosa.
Justificativa: Por entende-se que a criança aprende brincando e se apropria de conceitos e conhecimentos que a ajudarão agir sobre o meio em que ela se encontra, decidiu-se aprofundar um pouco sobre o tema brinquedos e brincadeiras. Pretende-se resgatar os brinquedos e brincadeiras de antigamente, valorizá-los e compará-los com os atuais acrescentando assim ao universo infantil as diversas possibilidades do brincar e do criar construindo uma aprendizagem mais eficaz.
Metodologias:
*Releitura de obra de arte que tenham relação com brinquedos e brincadeiras:
Ex: Futebol de Candido Portinari
Cabra cega de Orlando Teruz
Roda de Milton da Costa
*Confecção de brinquedos com sucata;
*Brinquedos cantados;
*Construção de gráficos: Qual brinquedo preferido?
*Dia do brinquedo preferido para trazer de casa. Desfile para mostrar seu brinquedo.
*Espaço organizado em sala de aula ou na brinquedoteca (canto do brinquedo).
*Pesquisa com a família sobre as brincadeiras e os brinquedos de sua infância;
A criação do painel interativo a partir das pesquisas e ou da bolsa viajante ficará opcional para os professores;
*Bolsa viajante com um brinquedo confeccionado para cada turma de acordo com a idade, para os pais brincarem com seus filhos e relatarem registrando como foi brincar.
*Gincana recreativa de acordo com a idade da turma;
*Trazer para a escola alguns pais ou avós que estejam dispostos a proporcionar para as crianças alguns momentos de brincadeiras de antigamente;
*Piquenique em amplo (campo de futebol), onde serão realizadas brincadeiras dirigidas como: corrida do saco, correr com os pés amarrados ao colega (correr dupla).
*Visita a brinquedoteca da Unisul;
*Campanha do brinquedo (gincana);
*Confecção de um brinquedo feito pelos pais de sucata.
Brincadeiras:
*Bolhas de sabão;
*Amarelinha:
*Pipa:
*Peteca:
* Telefone co copinhos;
*Estátua;
*Passar anel;
*Morto vivo;
*Corrida de um pé só;
*Coelhinho sai da toca;
*Carrinho de mão;
*Dança da laranja;
*Dança da cadeira;
*Batata quente;
*Pé de lata.
Culminância: Exposição dos trabalhos confeccionados peãs crianças, pais e professores;
Culminância: Exposição dos trabalhos confeccionados peãs crianças, pais e professores;
Apresentação de brincadeiras cantadas entre as turmas.
Olá queridas professoras, estou aqui mais uma vez para parabenizá-las pelos belos projetos desenvolvidos por vcs... Adorei o projeto brinquedos e brincadeiras.. é muito bom reviver através da escola da minha filha, as brincadeiras de crianças..vai ser muito bom participar deste projeto.. espero que eu possa contribuir de alguma forma.. mais uma ves parabén Julia e toda a sua comitiva ...(professoras e funcionarios) beijocas meninas Ana Paula Mãe Isabel
ResponderExcluir